quinta-feira, 31 de março de 2016

12 Dicas de como evitar entupimento de vasos, pias e ralos



(1°) Nunca jogue na pia da cozinha restos de óleo e de gordura, pois estes materiais se solidificam no interior das tubulações, causando obstruções nos ramais da pia e em toda a rede geral de esgoto.

(2°) Outra dica importante para manter os encanamentos de esgoto limpos. A cada 60 dias, encha a cuba da pia da cozinha com água fervendo e sabão em pó e solte todo o volume de uma só vez. Assim, as placas de gordura em formação são eliminadas do sistema de tubulação.

(3°) Nunca use substâncias corrosivas (tipo soda cáustica ou ácido) para tentar desentupir canos de esgoto. Além de não resolver o problema, estes produtos causam rupturas na tubulação, pois a maioria é feita de PVC.

(4°) Nunca use objetos pontiagudos na tentativa de desentupir tubulações de esgoto. Eles podem causar avarias nas curvas de 45° ou de 90° e dar a falsa impressão de desentupimento enquanto, na verdade, a água pode estar escoando por uma ruptura, se alojando no subsolo e acarretando prejuízos tanto para as fundações como para a estrutura dos imóveis. E quando forem percebidos, os resultados já poderão ter alcançado proporções desastrosas.

(5°) No Brasil, o papel higiênico usado costuma ser descartado em "lixeiras". Nos países desenvolvidos, o armazenamento deste papel sujo é considerado um hábito anti-higiênico. Na Europa, a prática comum é usar a própria rede de esgoto para realizar o descarte. Papel higiênico PODE SER SIM ser jogado no vaso sanitário! Por se dissolver na água, não causa qualquer tipo de entupimento (mesmo em vasos sanitários com caixas acopladas). Quando descartado em quantidades adequadas, o papel higiênico passa naturalmente pelo sistema sifonado do vaso sanitário e se degrada na rede de esgoto. E para desodorizar vasos sanitários, de preferência use pedras sanitárias (daquelas que ficam presas com um fino fio de arame e se dissolvem naturalmente). Suportes de desodorizadores que permitem o uso de refil podem cair no vaso sanitário e provocar entupimentos.

(6°) Caixas de inspeção jamais devem ter tampas lacradas. Apenas devem ser calafetadas com gesso e cimento branco para evitar que exalem mau cheiro proveniente do esgoto e possibilitar a remoção imediata da tampa para executar verificações e manutenções, sem acarretar a necessidade de quebras e causar transtornos.

(7°) Absorventes higiênicos e preservativos JAMAIS devem ser descartados na rede de esgoto sob qualquer hipótese! São potenciais agentes causadores de entupimentos, não são biodegradáveis e os materiais usados em sua composição demoram a se decompor.

(8°) Dedique atenção especial a limpeza dos ralos sifonados. Além de evitar mau cheiro na rede de água servida, eles evitam que resíduos como fios de cabelo e até a gordura que sai de nossos corpos durante o banho chequem a rede de esgoto. Sua manutenção é simples e fácil: basta remover a tampa dos ralos e usar luvas para retirar os materiais que ficam retidos no interior dos sifonados. Realize esta prática com frequência e evite a ocorrência de entupimentos.

(9°) Mantenha limpas as calhas que captam águas provenientes dos telhados. Folhas, fuligem e outros agentes são causadores de entupimentos nestes condutores e a longo prazo pode comprometer a funcionalidade de todo o sistema. As redes, ramais, condutores, calhas e demais mecanismos que fazem a captação de águas pluviais devem ser verificados, limpos e testados sempre antes do início de cada temporada das chuvas.



(10°) O excesso de resíduos no ralo pode causar escoamento lento da água, entupimentos da tubulação e mau cheiro. Em casos extremos, pode haver transbordamento da caixa de gordura – quando a limpeza não é feita no período correto – ou retorno do líquido sujo pelo ralo da pia – o que ocorre quando a caixa está cheia e a água que chega nela não consegue seguir adiante.
A caixa só retém a gordura que consegue chegar até ela. Antes disso, o óleo que desce com a água pela pia vai se acumulando na tubulação. Dessa forma, pedaços de alimentos podem acabar aderindo à parede do cano. Esse material acaba criando uma espécie de bola, que diminui a vazão da tubulação e faz a água da pia demorar para escoar. A dica básica para evitar essa situação é não jogar restos de comida na pia, descartando as sobras de pratos e panelas no lixo antes de lavar a louça. Passar papel toalha na superfície do utensílio, retirando todo o excesso de gordura antes de lavá-lo, também ajuda a evitar essa situação, além de economizar água. 

(11°) Faça a manutenção na caixa de gordura. Feitas de concreto ou de plástico PVC, as caixas de gordura possuem tampa removível para facilitar a limpeza. Nela, a sujeira se apresenta como uma espécie de “casca” e deve ser retirada, ensacada e jogada no lixo orgânico. Esse procedimento deve ser feito de seis em seis meses em casas, e de três em três meses em prédios, e pode ser realizado por empresas especializadas ou com o uso de bactérias que “comem” a gordura. Essas bactérias são vendidas em formato de farelo seco e são encontradas em lojas especializadas.É bom salientar que os resíduos que sobrarem da limpeza da caixa não devem ser jogados na rede de água novamente – como no vaso sanitário. Isso pode provocar entupimento do sistema.




(12°) Não seja surpreendido! Realizar manutenções preventivas é sempre muito mais barato. Com elas, você economiza tempo e dinheiro. Para uma manutenção segura e garantida, contrate empresas especializadas.


Dedilar Reparos - Dedicação total ao seu lar!
Pequenos Reparos e Grandes soluções, Residenciais e Comerciais!
Telefone (13) 4141 5252
WhatsApp (13) 99772 8833
http://dedilar.com/
contato@dedilar.com

quarta-feira, 30 de março de 2016

Série economia de água: Banheiro

Veja 10 dicas para economizar água no banheiro

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa precisa de 3,3 mil litros de água por mês - cerca de 110 litros por dia - para atender as necessidades de consumo e de higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros por dia. Gestos simples como reaproveitar a água do chuveiro, fechar a torneira enquanto faz a barba ou escova os dentes e verificar vazamentos podem fazer toda a diferença. Veja 10 dicas para economizar água no banheiro sem prejudicar a saúde e a higiene pessoal:


1 - O banho deve ser rápido. Se o tempo passar de 15 para 5 minutos, cerca de 90 litros de água podem ser economizados.

2 - Feche o chuveiro quando estiver se ensaboando. Isso reduz o tempo do banho e economiza cerca de 80 litros de água.

3 - As mulheres podem economizar ao desligar o chuveiro enquanto lavam o cabelo.

4 - Fazer a barba em 5 minutos gasta 12 litros de água. Fazer a barba no chuveiro diminui o consumo para 2 litros.

5 - Economize mais de 11 litros de água escovando os dentes com a torneira fechada.

6 - Além de manter a torneira fechada enquanto escova os dentes, utilize um copo de água para enxaguar a boca.

7 - Mantenha um balde no chuveiro para reter a água que corre até que ela aqueça. Utilize esta água para lavar o banheiro, a cozinha e até para regar plantas.

8 - Não utilize o vaso sanitário como lixeira. Jogue papel higiênico, algodão, absorvente e qualquer outro resíduo no lixo.

9 - Não use a descarga se não houver necessidade. Cada vez que ela é acionada por seis segundos, o gasto é de 10 a 14 litros de água.

10 - Verifique se não há vazamentos. Um buraco de dois milímetros no encanamento desperdiça cerca de três caixas d'água de mil litros.

Dedilar Reparos - Dedicação total ao seu lar!
Pequenos Reparos e Grandes soluções, Residenciais e Comerciais!
Telefone (13) 4141 5252
WhatsApp (13) 99772 8833
http://dedilar.com/
contato@dedilar.com

terça-feira, 29 de março de 2016

Dica de aconomia

Economize MUITO em produtos de limpeza sem deixar de levar o que precisa



Fazer as compras do mês e abastecer os armários é um verdadeiro desafio quando a grana é curta. Para levar para casa tudo o que você precisa, a dica é fazer algumas trocas espertas no mercado, principalmente com itens de limpeza.
Quem quer gastar menos neste setor pode começar optando por marcas mais baratas do que as que costuma comprar, começando pela buchinha de lavar louça, que é trocada toda semana. Além disso, vale a pena investir em três produtos baratos que, juntos, são capazes de eliminar qualquer tipo de sujeira. Assim você não precisa comprar um produto específico para cada ambiente.
Detergente: Remove a sujeira visível e desengordura. Para limpar o chão, dissolva em um balde com água e passe com um pano. Você pode colocar a mesma solução em um borrifador e usar para tirar a poeira dos móveis. Em sujeiras mais resistentes, como a gordura do fogão ou a louça do almoço, deixe agir por alguns minutos, assim elas “desgrudam” com mais facilidade e você não precisa esfregar tanto.
Água sanitária. Tem ação desinfetante, eliminando os germes e bactérias e só deve ser usada em locais de grande proliferação, como cozinha e banheiro. Deixe a área a ser limpa de molho por pelo menos 10 minutos, tempo que o produto leva para agir.
Álcool gel 70%. É um germicida poderoso e deve ser aplicado nos lugares onde não dá para passar água sanitária, como superfícies da geladeira, mesa e armários. Também pode ser usado no vaso sanitário e na maçaneta do banheiro.

Dedilar Reparos - Dedicação total ao seu lar!
Pequenos Reparos e Grandes soluções, Residenciais e Comerciais!
Telefone (13) 4141 5252
WhatsApp (13) 99772 8833
http://dedilar.com/
contato@dedilar.com

quarta-feira, 23 de março de 2016

Mais uma dica Dedilar Reparos



Mais uma dica Dedilar Reparos!
Dedicação total ao seu lar!
Pequenos Reparos e Grandes soluções, Residenciais e Comerciais!
Telefone (13) 4141 5252
WhatsApp (13) 99772 8833
www.dedilar.com
contato@dedilar.com

terça-feira, 22 de março de 2016

Conheça cada ferramenta e suas utilidades no dia-a-dia


Tão importantes quanto qualquer outro utensílio doméstico, as ferramentas são essenciais para o dia a dia. Elas são sempre muito úteis, duráveis e indispensáveis na casa. Conheça um pouco mais sobre algumas delas.




CHAVES FIXAS, CHAVES ESTRELA e CHAVES COMBINADAS





Essas chaves são úteis na hora de apertar e afrouxar parafusos ou porcas. Preste atenção: a bitola da chave deve ser igual à bitola da porca ou do parafuso. Práticas e necessárias no momento de apertar parafusos em um móvel.

  


CHAVES DE FENDA



 Elas são usadas para atarraxar ou desatarraxar parafusos de fenda chata ou cruzada. As chaves toco podem ser utilizadas em parafusos em locais mais apertados ou de difícil acesso.



                    

ALICATE UNIVERSAL


O alicate é uma das ferramentas mais utilizadas nas tarefas domésticas e profissionais, seja no jardim ou dentro de casa. Serve para segurar, puxar, dobrar, girar e cortar fios e arames. Por exemplo, você precisa de um alicate para desencapar um fio para a instalação de um aparelho elétrico.




ALICATE BOMBA D’ÁGUA

Ferramenta utilizada em trabalhos de hidráulica. Por exemplo, consertar um encanamento da pia do banheiro.





MARTELO DE UNHA

Na hora de pendurar um quadro na parede, por exemplo, essa ferramenta é muito útil. Serve justamente para introduzir e remover pregos em várias superfícies.




ALICATE CORTE DIAGONAL

Esse tipo de alicate é usado em tarefas de eletricidade ou artesanato, para cortar fios e arames.








ESTILETE

O estilete pode ser usado para tarefas mais pesadas ou até mesmo em trabalhos simples que demandam um corte preciso. Usado para cortar papelão, papel, plástico, couro, borracha, isopor, tecidos e outros materiais.



MINIARCO DE SERRA

Os miniarcos são utilizados para cortar peças metálicas, plásticos, madeiras e acrílico. Um exemplo de uso no dia a dia é o corte de cano plástico do encanamento ou para algumas tarefas de artesanato.




SERROTES

No momento de realizar um serviço no jardim ou serrar um tronco de madeira para lareira, por exemplo, os serrotes são indispensáveis.






SERROTE DE PODA

É útil na jardinagem e usado para cortar galhos de árvores. Para os galhos mais altos, pode-se usar um prolongador para cabo.






JOGO DE SOQUETES E PONTEIRAS

Um jogo de soquetes e ponteiras, versátil e compacto, é útil para realizar pequenos reparos domésticos.





FORMÃO

Ele é útil para fazer rebaixo, entalhes, cortes e encaixes em trabalhos de carpintaria e marcenaria. Nas tarefas do dia a dia pode ser usado para ajuste do encaixe de fechaduras, em portas de madeira.



LANTERNA
 
Ferramenta que alia utilidade e segurança. Todo mundo deve ter uma lanterna à mão em casa para aquele momento em que falta luz ou mesmo para procurar algum objeto em um armário profundo e escuro. É ideal para uso interno e externo, sendo muito utilizada na pesca e no camping também.






NÍVEL
 
Não erre a mão no momento de pendurar quadros, espelhos ou prateleiras nas paredes. Esta ferramenta verifica o nível ou a perpendicularidade nesses trabalhos.






TRENA





A trena é indispensável em qualquer caixa de ferramentas. Permite medir pequenas distâncias que podem variar até 10 metros. Conta com uma presilha de metal para anexar à cinta do usuário. Útil para medir paredes e cômodos antes de encomendar um móvel ou o papel de parede, por exemplo.







Dedilar Reparos - Dedicação total ao seu lar!
Pequenos Reparos e Grandes soluções, Residenciais e Comerciais!
Telefone (13) 4141 5252
WhatsApp (13) 99772 8833
contato@dedilar.com